A Robótica Está Chegando na Escola, no Hospital… na nossa Casa! Estamos Preparados?

Por 9 de setembro de 2021

O desenvolvimento da robótica, em todos os seus aspectos incluindo a robótica social e de serviço, tem possibilitado que agentes robóticos estejam cada vez mais presentes na sociedade, suportando automação de tarefas de diferentes naturezas. A robótica em conjunto com a inteligência artificial representam tecnologias de alto impacto social que impactarão as relações em sociedade.

A sociedade brasileira, embora não se configure como uma das maiores consumidoras dos serviços provenientes da robótica “hoje”, precisa se preparar para lidar com a tecnologia, pois ela está chegando.

É preciso saber fazer um bom uso dela e evitar seus efeitos nocivos. Em especial, a robótica social está sendo desenvolvida para nos apoiar diretamente, dentro de hospitais, escolas e residências. A democratização da informação e do conhecimento sobre robótica é essencial para que seja possível inserir todos os indivíduos na engrenagem desta tecnologia: quem constrói os robôs, quem os habilita para o uso social e quem usufrui de seus serviços.

Nessa mesa vamos conhecer um pouco sobre como a robótica já está presente na nossa sociedade, o que podemos esperar das novas facetas dessa tecnologia e como podemos nos preparar para usufruir de maneira produtiva e segura dos serviços que ela pode nos oferecer.

Este evento integra um ciclo de mesas redondas sobre as oportunidades e os desafios que a IA impõe à democracia. O ciclo acontece entre julho e novembro de 2021 e introduz alguns dos temas que serão discutidos durante o I Seminário Internacional Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais, que será realizado em 13 e 14 dezembro de 2021 e está sendo organizado pela área de Humanidades do C4AI – Center for Artificial Intelligence.

Exposição

O papel e impacto da robótica na sociedade

Esther Luna Colombini (Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas)

Exposição 2