ROBÔS AJUDAM A VITÓRIA DE TRUMP

Torba Azenha

Mas eles tentaram ajudar Hillary também. Um estudo descobriu que cerca de 400.000 robôs (bots) tocados à Inteligência Artificial (IA) operaram no Twitter nas eleições de 2016 nos EUA. 20% de todos os tweets sobre o tema vieram, vamos dizer, de não humanos. Esse número é mais que suficiente para influenciar e polarizar o debate político.

Isso não é novo. Bots já andam trabalhando em eleições de vários países, até aqui no Brasil. O que deixou os pesquisadores impressionados foi a qualidade das postagens. Emilio Ferrara, do MIT, um dos organizadores do estudo, observa que esses robôs são diferentes porque são mais complexos e usam IA para conversar com as pessoas, que não percebiam que estavam debatendo com máquinas. ” Antes era mais fácil identificar bots” ressalta Ferrara, “mas agora é incrivelmente difícil para um ser humano descobrir. Eles parecem que vão dormir, indo off-line por um período prolongado cada dia. Eles postam cinco, 10, 15 tweets em um momento e depois param por uma hora, antes de enviar novas mensagens. E podem parecer tão apaixonados por política como nós. Eles estão clonando o comportamento das pessoas”.

Isso mostra como a IA está ocupando espaços em todas áreas. Porque, é claro, os bots inteligentes não estão agitando só no Twitter. Nós os encontramos em toda parte, como você pode conferir em várias postagens do HiArbix. Na maioria das vezes para o bem do humanos.

Deixe seu comentário