INOVADORA BRASILEIRA CRESCE APOSTANDO NA AGRICULTURA DE PRECISÃO

Por 2 de setembro de 2016Agricultura, Highlights

A XMobots, de São Carlos (SP), começou a pesquisar os VANTs (veículos aéreos não tripulados) em 2004, quando nove alunos de mestrado e doutorado da Escola Politécnica da USP perceberam que algumas necessidades da agricultura brasileira não eram respondidas pelo mercado.

Em 2009, com apoio da Fapesp, teve seu primeiro projeto aprovado, o VANT Apoena, que fez sua estreia no mapeamento e quantificação do desmatamento em torno da Usina Hidrelétrica de Jirau em Rondônia.

A XMbotos continuou pesquisando e desenvolvendo novos projetos até chegar ao VANT Echar, com autonomia de 2,5 horas e capaz de cobrir até 10 mil hectares. Com ele é possível observar falhas no plantio, quantificar o número de plantas, identificar plantas invasoras e fazer correções. E mais, o equipamento é automático, não necessitando de habilidade do piloto e por isso pode ser operado por clientes, agrônomos, topógrafos e engenheiros. A empresa prevê fechar o ano com um faturamento de R$ 9 milhões.