Torba Azenha
A Daimler, maior fabricante de caminhões do mundo, começará a imprimir em 3D suas peças de reposição. A economia que isso vai gerar ainda não foi totalmente calculada, mas será muito significativa.
Além do transporte, a impressão 3D também reduz os custos de armazenamento e de excesso de produção, permitindo que as peças sejam elaboradas em pequenas quantidades. É possível também produzir partes de modelos mais antigos (fora de estoque) quando necessário.
O processo é simples e rápido: quando solicitada a Daimler envia um arquivo com a “planta” da peça, que é imediatamente fabricada.
Num primeiro momento a impressão será limitada a componentes mais simples, mas com a queda que já ocorre nos custos das impressoras e insumos e com as inovações que vieram à tona em um curto espaço de tempo, incluindo impressoras 3D capazes para trabalhar com metais supercondutores, ossos porosos artificiais e estruturas de tecidos vivos, tudo indica que logo teremos uma grande porcentagem de peças sendo fabricadas por esse sistema.
Várias outras montadoras estão se preparando para seguir o mesmo caminho.
[…] com muita velocidade, ao nosso dia a dia. E promovendo uma reviravolta tanto na indústria (ver Peças de Reposição de Caminhões pela Internet como na ciência (ver Impressão 3D de Tecidos Humanos). A construção da casa, na cidade de […]