PEÇAS DE REPOSIÇÃO DE CAMINHÕES PELA INTERNET

Por 19 de julho de 2016Highlights, Manufatura Avançada

Torba Azenha

A Daimler, maior fabricante de caminhões do mundo, começará a imprimir em 3D suas peças de reposição. A economia que isso vai gerar ainda não foi totalmente calculada, mas será muito significativa.

Além do transporte, a impressão 3D também reduz os custos de armazenamento e de excesso de produção, permitindo que as peças sejam elaboradas em pequenas quantidades. É possível também produzir partes de modelos mais antigos (fora de estoque) quando necessário.

O processo é simples e rápido: quando solicitada a Daimler envia um arquivo com a “planta” da peça, que é imediatamente fabricada.

Num primeiro momento a impressão será limitada a componentes mais simples, mas com a queda que já ocorre nos custos das impressoras e insumos e com as inovações que vieram à tona em um curto espaço de tempo, incluindo impressoras 3D capazes para trabalhar com metais supercondutores, ossos porosos artificiais e estruturas de tecidos vivos, tudo indica que logo teremos uma grande porcentagem de peças sendo fabricadas por esse sistema.

Várias outras montadoras estão se preparando para seguir o mesmo caminho.

Deixe seu comentário

1 comentário