Torba Azenha
A doutora Priscilla Chan é casada com um cara muito importante, uma das pessoas mais ricas do mundo, Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook. Ela idealizou e lançou (em setembro passado), junto com Mark, a Chan Zuckerberg Initiative, uma organização filantrópica criada com o audacioso objetivo de investir US$ 3 bilhões para curar, prevenir e controlar doenças até o final do século.
Agora a empresa deu mais um grande passo em direção a uma parceria com cientistas, médicos, engenheiros e outros interessados, com a aquisição da Meta (valores não revelados), empresa de Toronto, que se dedica a criar ferramentas e tecnologia para capacitar a comunidade científica.
A Meta é um motor de busca (de pesquisas e publicações ) que usa inteligência artificial (IA) para entregar os resultados mais relevantes para os pesquisadores (tem mais gente fazendo isso, como você já leu neste site em Inteligência Artificial Procura Curas). A Chan Zuckerberg irá investir para melhorar este serviço e torná-lo gratuito.
Democratizar a ciência é muito bom para a comunidade científica (e para acelerar o desenvolvimento da ciência) e muitos estão tomando esse caminho. No ano passado, a NASA anunciou que todas as pesquisas que financiou estarão acessíveis a qualquer pessoa (através de seu novo portal aberto PubSpace) e a União Europeia decidiu que todos os trabalhos científicos bancados pela comunidade terão acesso aberto até 2020 (ver Compartilhar o Conhecimento é o Caminho Mais Rápido Para Inovar).
Deixe seu comentário