Navigation Menu+

O que é

Apresentação

 

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (NAP-OIC), com sede no Instituto Estudos Avançados da USP é um grupo de pesquisa interdisciplinar voltado ao estudo do processo de Inovação no Brasil.

Como o próprio termo “Observatório” indica, os trabalhos desenvolvidos buscam enxergar longe, enxergar além dos muros da academia, para que o conhecimento sirva também como fio guia para a implementação de políticas públicas e estratégias de incentivo à inovação.

Acreditamos que os debates desenvolvidos darão suporte para a melhoria da competitividade de vários setores da economia brasileira, derrubando pressupostos e ideias que foram durante muito tempo um entrave à cooperação entre a academia e os setores público e privado.

Histórico

O Observatório foi criado em 2007 como um grupo de pesquisa interdisciplinar do Instituto de Estudos Avançados da USP para articular e desenvolver análises inéditas sobre o processo de inovação na economia brasileira, de forma integrada que possibilitasse a interlocução qualificada no Brasil e com parceiros internacionais e para debater propositivamente sobre as medidas de política para a transformação da estrutura produtiva brasileira rumo à inovação e diferenciação de produto, rumo à economia do conhecimento.

Em 2010, a USP criou os Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs) visando a estimular seus pesquisadores a se organizarem segundo a lógica de uma temática relevante para a sociedade, quer em termos de produtos práticos ou quanto à possibilidade de influenciar decisivamente nas questões de ciência fundamental. Associando pesquisadores de competências complementares com propostas bem definidas e focadas, e levando em conta os múltiplos produtos originados da atividade científica – publicações em revistas científicas, livros, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia para o setor produtivo e para o governo, patentes, entre outros.

Foram 122 propostas submetidas à análise de uma comissão externa multidisciplinar que recomendou 43 propostas para financiamento pela Reitoria, dentre elas, a Observatório da Inovação e Competitividade, que passou também a ser um Núcleo de Apoio à Pesquisa da USP a partir de 2011.

Estrutura do NAP

 

O NAP-OIC é formado por docentes/pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação vinculados à USP e a outras instituições de pesquisa.

Seu principal órgão de administração é o Conselho Deliberativo ao qual compete, dentre outras funções, supervisionar o cumprimento do programa de pesquisa, decidir sobre a incorporação de novos projetos e alterações programáticas e gerir administrativa e financeiramente o núcleo.

Atualmente, o Conselho Deliberativo é formado pelos seguintes conselheiros:

Conselho Deliberativo

 

Conselho Deliberativo

 

Escola Politécnica/USP

Mario Sergio Salerno

Davi Noboru Nakano

Faculdade de Direito/USP

Diogo Rosenthal Coutinho

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP

Glauco Arbix (temporariamente afastado)

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP

José da Rocha Carvalheiro

Mario Sergio Salerno
Mario Sergio Salerno Coordenador Geral

O Observatório da Inovação e Competitividade é um ambiente rico e excitante para pesquisadores e consultores em Inovação. Nossa agenda de pesquisa envolve problemas complexos que desafiam tanto cientistas como praticantes. Buscamos articular diferentes áreas do conhecimento para explicar fenômenos que estão na fronteira da ciência e da prática. Venha fazer parte desse ecossistema do conhecimento, que integra e agrega o melhor dos mundos: ciência de ponta que transforma realidades