Boletim Radar Ipea sobre aspectos do funcionamento do sistema de C&T norte-americano

Por 18 de dezembro de 2014Biblioteca

Acaba de ser publicada a 36º edição do boletim Radar do Ipea, a qual é fruto de uma missão realizada nos Estados Unidos com o objetivo de entender a operação da política de C&T naquele país e de buscar, nos casos de sucesso, lições para as políticas de C&T no Brasil.

O Boletim está disponível aqui e analisa questões como:

1. Evolução e as principais características dos investimentos federais em P&D dos EUA, evidenciando que esses investimentos são realizados com foco em resultados concretos nas áreas de Saúde, Energia, Defesa etc. Também são analisadas as diferentes formas de operação dos investimentos em P&D nesses ministérios, responsáveis pela maior parte do P&D federal.
  2. Características dos Federally Funded Research Centers (FFRDCs), que são centros de pesquisa públicos operados privadamente (por instituições privadas sem fins lucrativos, empresas ou consórcios com Universidades).
  3. Como a lei de compras Norte-Americana (A Federal Acquisition Regulation – FAR) possibilita a aquisição/compra de P&D por parte do governo, mostrando que esse é um dos principais instrumentos utilizados pelo governo norte-americano para a C&T.
  4. As fontes de financiamento das Universidades norte-americanas, empreendedorismo entre outros assuntos.