O desenvolvimento da robótica, em todos os seus aspectos incluindo a robótica social e de serviço, tem possibilitado que agentes robóticos estejam cada vez mais presentes na sociedade, suportando automação de tarefas de diferentes naturezas. A robótica em conjunto com a inteligência artificial representam tecnologias de alto impacto social que impactarão as relações em sociedade.
A sociedade brasileira, embora não se configure como uma das maiores consumidoras dos serviços provenientes da robótica “hoje”, precisa se preparar para lidar com a tecnologia, pois ela está chegando.
É preciso saber fazer um bom uso dela e evitar seus efeitos nocivos. Em especial, a robótica social está sendo desenvolvida para nos apoiar diretamente, dentro de hospitais, escolas e residências. A democratização da informação e do conhecimento sobre robótica é essencial para que seja possível inserir todos os indivíduos na engrenagem desta tecnologia: quem constrói os robôs, quem os habilita para o uso social e quem usufrui de seus serviços.
Nessa mesa vamos conhecer um pouco sobre como a robótica já está presente na nossa sociedade, o que podemos esperar das novas facetas dessa tecnologia e como podemos nos preparar para usufruir de maneira produtiva e segura dos serviços que ela pode nos oferecer.
Este evento integra um ciclo de mesas redondas sobre as oportunidades e os desafios que a IA impõe à democracia. O ciclo acontece entre julho e novembro de 2021 e introduz alguns dos temas que serão discutidos durante o I Seminário Internacional Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais, que será realizado em 13 e 14 dezembro de 2021 e está sendo organizado pela área de Humanidades do C4AI – Center for Artificial Intelligence.
Exposição
O papel e impacto da robótica na sociedade
Esther Luna Colombini (Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas)
Exposição 2
Panorama da robótica social e de serviço no mundo: desafios, oportunidades e o futuro da robótica social no Brasil
Anna Priscilla de Albuquerque Wheler (Ontario Tech University, Canadian National Institute for the Blind, CNIB Research e Mitacs)
Moderação:
Sarajane Marques Peres (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo-EACH USP e Center for Artificial Intelligence-C4AI – USP/IBM/FAPESP)
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo
Deixe seu comentário