Em geral, os debates sobre Inteligência Artificial (IA) e trabalho concentram-se no deslocamento do trabalhador humano, na requalificação para novas funções, e na falta de desenvolvedores de tecnologia. Um tema igualmente urgente, no entanto, é pouco debatido: a necessidade crítica de que trabalhadores e profissionais sejam alfabetizados nas tecnologias de IA, para que sejam capazes de lidar com as novas interfaces homem-máquina.
Para isso, faz-se urgente introduzir nas diferentes dinâmicas de ensino, desde a educação básica, a lógica e os fundamentos da IA, conhecimento mandatório para permanecermos relevantes na vida profissional e social do Século XXI.
Como enfrentar esse desafio?
Quais caminhos seguir, particularmente do ponto de vista de políticas públicas?
Quais as experiências a compartilhar?
Essas serão algumas das questões que enfrentaremos nesta mesa redonda.
Este evento integra um ciclo de mesas redondas sobre as oportunidades e os desafios que a IA impõe à democracia. O ciclo acontece entre julho e novembro de 2021 e introduz alguns dos temas que serão discutidos durante o I Seminário Internacional Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais, que será realizado em 13 e 14 dezembro de 2021 e está sendo organizado pela área de Humanidades do C4AI – Center for Artificial Intelligence.
Exposição:
Ibrahim Kushchu (TheNextMinds)
Alexandre Le Voci Sayad (ZeitGeist Educação/UNESCO MIL Alliance)
Moderação:
Dora Kaufman (PUC-SP)
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia
Evento on-line | Não haverá certificação
Organização
NAP Observatório da Inovação e Competitividade (OIC-IEA-USP)
Deixe seu comentário