INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MERCADO IMOBILIÁRIO BRASILEIRO

Torba Azenha

Levantamento feito pelo Google e apresentado durante o “Conecta Imobi 2017”, indica que hoje, 71% dos consumidores iniciam o processo de busca de imóvel por sites ou aplicativos. Mas essas buscas on-line não conseguem atender as expectativas das pessoas, e, na maioria das vezes, as deixam perdidas em meio a uma grande e caótica oferta de negócios.

Uma startup de São José do Rio Preto (SP), a EnterUp Tecnologia, que já prestava serviços a empresas do ramo imobiliário, identificou essa distância entre a demanda dos clientes e a oferta do mercado e, com apoio da Fapesp, começou a pesquisar um algoritmo que possibilitasse organizar um sistema de recomendação de imóveis capaz de personalizar a busca on-line.
Além de duas técnicas já bastante utilizadas (a filtragem demográfica e a filtragem colaborativa), a empresa implementou uma terceira técnica: a filtragem colaborativa espacial, que amplia o leque de ofertas: um cliente que busca características específicas em um determinado bairro (um imóvel na proximidade de um shopping center, por exemplo) pode ser informado da existência de outro bairro com as mesmas características, a partir das pesquisas registradas pelos usuários de mesmo perfil.
A EnterUp criou uma nova marca, a Sua Casa Online, que propõe um novo modelo de negócios baseado em tecnologia oferecendo soluções para aproximar clientes, imobiliárias e corretores.  Segundo a empresa, a recomendação personalizada produz um aumento de até 25% na taxa de contratos efetivados.

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