ROBÔS TRABALHAM EM HOSPITAL NA BÉLGICA

Lucas Carvalho – Pesquisador USP-Cebrap

O hospital La Citadelle, na cidade Oostende, noroeste da Bélgica, tem um novo funcionário: o robô japonês Pepper. Ele é o primeiro robô do mundo a trabalhar como atendente em um ambiente hospitalar e sua função é a recepção de pacientes e visitantes, tirando dúvidas e acompanhando-os pelos corredores até os diferentes serviços do hospital.

O robô, desenvolvido pela empresa japonesa SoftBank Robotics, é o primeiro humanoide autônomo projetado para reconhecer as principais emoções humanas e adaptar seu comportamento. Ele também consegue distinguir se a voz do interlocutor é masculina, feminina ou de uma criança. E, mais importante, quanto mais interage com humanos, o Pepper vai melhorando suas respostas em ritmo constante e progressivo. Ele aprende.

Para se ter ideia das utilidades que um robô pode ter, a Nestlé está planejando equipar mais de mil pontos de venda da Nescafé no Japão com robôs iguais ao Pepper, para informar clientes sobre os seus diferentes produtos. Os robôs também estão presentes nos supermercados Carrefour na Europa, onde, além de entreter clientes, interage e realiza uma série de perguntas sobre satisfação e comportamento do consumidor.

lucas.monteiro.carvalho@usp.br

Deixe seu comentário