TAREFAS DE RH SOB A MIRA DA IA

Lucas Carvalho – Pesquisador USP-Cebrap

Deseja saber detalhes sobre seu holerite? Quer saber como alterar a data das suas férias que já foram agendadas? Dúvidas sobre vale-refeição ou vale-transporte? Questões como essas são frequentemente levadas aos departamentos de RH das empresas. Mas, da próxima vez que você tiver esses tipos de questionamentos, talvez eles sejam respondidos por sistemas inteligentes.

Essa é a proposta da startup americana Talla, que desenvolve bots – softwares com recursos de inteligência artificial – voltados ao suporte em assuntos de RH. A empresa lançou recentemente um protótipo do seu bot, que, implantado a sistemas de bate-papo no local de trabalho, como os aplicativos Slack e HipChat, permite o gerenciamento de listas de afazeres e a interação com usuários. Segundo o CEO da startup, Rob May, cerca de 600 empresas já estão usando o software no seu canal do Slack. O objetivo da empresa é fazer com que seu bot passe de um simples assistente de gerenciamento de afazeres a um assistente geral de RH.

Embora programas integrados a canais de comunicação já existam há algumas décadas, as potencialidades trazidas por recursos de IA renovaram o interesse neles e criaram expectativas em uma nova geração de bots inteligentes e versáteis. Algumas empresas já estão lançando bots para plataformas como o Facebook e WhatsApp e, com a popularidade que vêm ganhando, tendem a ocupar cada vez mais espaço em ambientes de trabalho. A Microsoft já se comprometeu no apoio ao desenvolvimento desse tipo de sistema em seus softwares e a Apple anunciou que permitirá que desenvolvedores independentes usem seu assistente pessoal de voz, Siri.

lucas.monteiro.carvalho@usp.br

Deixe seu comentário