WATSON EMBARCA NOS CARROS DA GENERAL MOTORS

Por 3 de novembro de 2016Highlights, Inteligência Artificial

Torba Azenha

Enquanto os veículos totalmente autônomos se preparam, mas ainda não tomaram conta das ruas e estradas, a GM anunciou parceria com a IBM para permitir que seus carros tenham acesso ao Watson ( ver O QUE É E COMO FUNCIONA O WATSON, PLATAFORMA TECNOLÓGICA DA IBM), uma maneira de ir melhorando a relação dos motoristas com as conveniências da conectividade.

Só para o lançamento do produto a GM fez parcerias com cinco marcas, incluindo “gente grande” como a ExxonMobil e a Mastercard, com uma plataforma de entretenimento, a iHeartRadio, com o aplicativo de localização compartilhada Glympse e o localizador de estacionamento Parkopedia. Tudo destinado a oferecer experiências individualizadas para um contingente crescente de condutores conectados.

O que isso vai significar de prático para os motoristas depende muito deles mesmos, já que Watson usa “machine learning” para melhorar sua interação com cada usuário.

As empresas que se associaram ao projeto tem grandes expectativas de entrar para o mundo da conectividade sobre rodas (e aumentar seus lucros, é claro). A ExxonMobil, por exemplo, usará a Watson para ajudar os motoristas a encontrar os postos ExxonMobil mais próximos e obter recomendações sobre o tipo de gasolina mais adequado. O iHeartRadio promete personalizar o conteúdos das estações de rádio de todos os EUA (você vai ouvir só o que te interessa). A MasterCard vai permitir que as pessoas comprem coisas enquanto dirigem. Já o Parkopedia será bem útil para um carro conectado, pois promete encontrar espaços de estacionamento disponíveis, reservá-los e pagar por eles.

O potencial desta parceria indica que Watson será um passageiro bem-vindo.

Deixe seu comentário