A MULHER QUE POUSOU A APOLLO 11 NA LUA

Por 25 de novembro de 2016Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

Margaret Hamilton, americana de 80 anos, recebeu de Barack Obama, num de seus últimos atos, a Medalha Presidencial da Liberdade, o mais alto prêmio civil dos Estados Unidos, que é concedido aos que fizeram uma contribuição especialmente relevante para o país.

Ela foi diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação do MIT que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua. O software de Hamilton impediu que o pouso na lua fosse abortado. O resumo da história: quando faltavam três minutos para a Apollo 11 pousar, vários alarmes começaram a tocar. O computador ficou sobrecarregado com as atividades do radar de aproximação, desnecessárias para o pouso. Mas devido à arquitetura engenhosa do software, o sistema continuou funcionando e as atividades prioritárias interromperam as menos prioritárias. A falha, mais tarde foi constatado, foi um erro cometido pelos astronautas.

Ela se destacou em um campo totalmente dominado por homens, numa época em que mulheres não eram levadas a sério. Margaret Hamilton foi muito além de simplesmente escrever o programa de voo da Apollo 11, ela criou novos conceitos e metodologias que ainda hoje permeiam a computação.Um grande passo para as mulheres e para a humanidade.

Deixe seu comentário