AIRBUS FAZ IMPRESSÃO 3D DECOLAR

Por 21 de outubro de 2016Highlights, Manufatura Avançada

Torba Azenha

A indústria aeroespacial foi uma das primeiras a adotar a impressão 3D. As vantagens, como a liberdade de design, a eliminação de material excessivo e a rapidez, faz a tecnologia ser extremamente adequada para esse setor, onde as peças devem ser altamente confiáveis, mas também não muito pesadas (o que elevaria os custos com combustível nos voos).

Dentro da indústria aeroespacial, o consórcio europeu de aviação Airbus está na vanguarda no uso de componentes impressos. Começou com um suporte de cabine (de titânio) em 2014, e hoje tem mais de 1000 peças impressas, e em serviço, na aeronave XWB Airbus A350, formatando uma tendência que todos estão seguindo. Agora a Airbus acaba de anunciar que vai ampliar (usando a resina “ULTEM ™ 9085” como padrão), agressivamente, o volume de peças impressas na sua linha de produção.

Pelos cálculos da indústria de impressão 3D isso significa contratos na ordem de US$ 15 bilhões, um grande impulso para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Uma das maiores beneficiadas será a Stratasys, uma fabricante de impressoras e sistemas de produção 3D, que já é uma das principais fornecedoras da Airbus (e da Ford) e que está desenvolvendo uma nova tecnologia de impressão 3D para componentes de grande formato. A tecnologia funciona na vertical em vez de horizontal. Quando as camadas de resina vão sendo “impressas”, o objeto se move horizontalmente de maneira que ele possa ser construído no tamanho desejado.

Deixe seu comentário