APESAR DE TRUMP, ENERGIAS RENOVÁVEIS VÃO SE IMPONDO

Por 24 de abril de 2017Energia, Highlights

Torba Azenha

Infelizmente o presidente Donald Trump e seus aliados estão trabalhando arduamente para minar o financiamento e as políticas energéticas responsáveis. Isso, ao mesmo tempo em que estatísticas deixam claro que, tanto nos EUA como no mundo todo, a produção de energia limpa vai causando uma reviravolta nas matrizes energéticas. A Alemanha, por exemplo, já tem quase todo o seu consumo suprido por energias renováveis. Na Holanda os trens funcionam com energia eólica. A queda nos preços é tendência global.

A cadeia de produção de insumos e o consumo de energias limpas se multiplicou 30 vezes em apenas nove anos. Nos EUA, a indústria solar emprega mais do que a Apple, o Google e o Facebook juntos. São mais de 260 mil trabalhadores no país.
Dados disponíveis mostram um aumento impressionante nas vendas de células fotovoltaicas nos últimos anos, e uma pesquisa da Green Tech Media (GTM Research) relata que a indústria continuou crescendo bastante durante o primeiro trimestre de 2017.
Em março, por exemplo, a parcela de energia solar utilizada na Califórnia superou os 50% pela primeira vez. Isso não foi casualidade. Segundo a US Energy Information Administration (EIA), 40% da demanda de energia do estado tem sido preenchida pela geração solar. Isso sem contar as casas e empresas que geram sua própria energia.
A luta das energias limpas para dominar o mercado é imparável neste momento, mas, com o governo americano jogando contra, a questão é se ela poderá desacelerar.

Deixe seu comentário