AS GRANDES INOVAÇÕES QUE FORAM, UM DIA, REJEITADAS

Por 31 de dezembro de 2016Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

Uma lição para que inovadores não se abatam com críticas são as frases (que ficaram famosas, depois de algum tempo) que grandes inovadores tiveram que ouvir. 10 delas são clássicas:

1) “Este tal de ‘telefone’ tem muitas deficiências para ser seriamente considerado como um meio de comunicação. O dispositivo não tem nenhum valor a nós”. Memorando interno de Western Union, datado de 1876.

2) “Eu não acredito que esses carros a motor afetarão a produção de carruagens”. De Scott-Montague, Reino Unido, 1903.

3) “Essa caixa de música sem fio não tem valor comercial imaginável. Quem pagaria por uma mensagem enviada a ninguém em particular?” De David Sarnoff, rejeitando uma proposta de investimento no rádio, nos anos 20.

4) “Quem no mundo quer ouvir atores falarem?” H.M. Warner (Warner Brothers), antes de rejeitar uma proposta para fazer filmes sonoros, em 1927.

5) “Esta é a típica modinha de Berlim. O produto é inútil”. Carta enviada por Heinrich Dreser, chefe do Instituto Farmacológico da Bayer, rejeitando a aspirina, inventada por Felix Hoffmann. Nessa época, a ‘estrela’ da Bayer era o analgésico diacetilmorfina. Esta droga fazia os operários sentirem-se animados e “heróicos”, razão pela qual a Bayer decidiu chamá-la de “heroína”. Mais tarde, devido a seus efeitos colaterais, a heroína foi proibida.

6) “Quem vai querer copiar um documento em papel comum?” Carta de rejeição, em 1940, a Chester Carlson, inventor da máquina XEROX.

7) “O conceito é interessante e bem formatado, mas, para ganhar algo melhor do que uma nota ‘C’, a ideia deve ser viável”. De um professor de Yale em resposta ao artigo de Fred Smith, que propunha o serviço de entrega – e movimentação de volumes – operando durante a noite. Smith fundou a Federal Express.

8) “Não há razão para que alguém queira ter um computador em casa”. Ken Olsen, presidente e fundador da Digital Equipment Corp, em 1977.

9) “Você quer ter desenvolvimento uniforme em todos os seus músculos? Isso não pode ser feito. É um fato que você tem que aceitar”. Carta de rejeição a Arthur Jones, inventor da famosa “Nautilus Fitness Machine”.

10) “Então nós fomos na Atari e dissemos: ‘Olha, nós temos essa coisa incrível, usamos até algumas peças de vocês. O que acha de nos financiar? Podemos até dar para vocês. A gente só quer fazer isso. Pague nosso salário e vamos fazer para você. E eles disseram ‘não’. Então fomos para a Hewlett-Packard, e eles disseram ‘Olha, nós não precisamos de vocês. Façam uma faculdade antes”. Quem conta essa história é o fundador da Apple Computer Inc., Steve Jobs, quando tentou atrair a atenção da Atari e da HP para o computador que ele e Steve Wozniak tinham inventado.

Deixe seu comentário