BRASILEIROS TESTAM NOVO MATERIAL PARA ESTRUTURAS AEROESPACIAIS

Por 24 de fevereiro de 2017Highlights, Manufatura Avançada

Cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e das Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e do ABC (UFABC), em parceria com pesquisadores da Rice University em Houston, demonstraram que nanotubos de grafeno, com diâmetro equivalente à bilionésima parte do metro, podem tornar as estruturas aeroespaciais mais resistentes. Satélites e espaçonaves são atingidos constantemente por micrometeoritos e detritos orbitais.

Os pesquisadores utilizaram um canhão balístico hipersônico da Nasa, instalado na Rice University, para estudar a quebra de nanotubos de carbono ao sofrerem um impacto.
O estudo foi publicado na revista Applied Materials & Interfaces.
“Conseguimos analisar como os nanotubos de carbono fraturam em escala nanométrica e desenvolver um processo que permite torná-los ainda mais resistentes”, disse Douglas Soares Galvão, professor da Unicamp e um dos autores do estudo.

O grafeno, uma das formas cristalinas do carbono (como o diamante), é um dos materiais que mais tem despertado a atenção de pesquisadores em todo mundo (em breve, estará nas baterias de equipamentos eletrônicos) e é fundamental que a ciência brasileira esteja acompanhando e participando do estudo deste material.