CARVÃO VIRA CINZA

Por 1 de maio de 2017Energia, Highlights

Torba Azenha

Mais uma boa notícia para o meio ambiente: pela primeira vez desde a Revolução Industrial (aquela…) a Inglaterra “rodou” inteiramente sem energia produzida por carvão.

O National Grid confirmou que o dia 21 de abril foi o primeiro dia em que o país viveu 24 horas livre da energia do carvão em 135 anos. E isso não se deve a nenhuma fonte de energia alternativa específica, mas a um contínuo aumento de outras opções de produção energética.
Observadores do Gridwatch estimam que cerca de metade da energia utilizada nesse dia veio do gás natural, enquanto o restante da carga foi da energia nuclear e de fontes renováveis.
Na verdade, o país não ficou “verde” para sempre, mas deu um grande passo para acabar com a dependência do carvão. O plano é fechar as centrais eléctricas de carvão no máximo até 2025, o que significará períodos de tempo cada vez mais longos sem carvão.
Vários países estão no caminho de tirar o carvão (e outros combustíveis fósseis) de suas grades. Alguns já conseguiram. De acordo com o Centro Nacional de Controle de Energia da Costa Rica, a última vez que os combustíveis fósseis foram usados no país foi em junho de 2016. A Islândia funciona com 100% de fontes renováveis (75% de hidroelétricas e 25% de geotermais). A Suécia atualmente é 100% livre de combustíveis fósseis.

Deixe seu comentário