CÉLULAS HUMANAS VÃO TER UM ATLAS

Por 20 de novembro de 2017Destaque, Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

Um novo projeto chamado Atlas das Células Humanas (Human Cell Atlas) espera descobrir o que cada de nossas 37 trilhões células faz. E o plano é colocar as informações em um banco de dados on-line para que qualquer pesquisador possa usar.

É o empreendimento mais ambicioso na pesquisa de biologia desde o mapeamento do genoma (que demorou 20 anos) e transformará nossa compreensão de como o corpo humano funciona e como tratar doenças.
Os cientistas querem saber o que está acontecendo dentro das células, quais são as mecânicas dessa célula, quais são as diferentes proteínas e como elas atuam para desempenhar seu papel no corpo.
Temos 50 mil genes, mas nem todas as células expressam todos esses genes. Elas apenas expressam um subconjunto deles e esse subconjunto determina se uma célula se torna uma célula muscular ou uma célula hepática ou uma célula renal.
A chave para este tipo de pesquisa é uma tecnologia recentemente desenvolvida (2009) chamada sequência de RNA de célula única. Antes os cientistas só podiam ver uma mistura de células em amostras de tecido, como tumores de câncer, mas agora eles são capazes de examinar as células por dentro, com enorme nível de detalhes.
Tudo isso vai gerar uma base de dados gigantesca, que só poderá ser organizada com “big data” e inteligência artificial. Os cientistas têm certeza que isso vai trazer uma avalanche fantástica de avanços na medicina.

Deixe seu comentário