CENTRO DE INOVAÇÃO EM PARIS

Por 8 de novembro de 2016Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

“Le Paris Innovation Center d’Accenture” foi inaugurado em abril deste ano, bancado, como diz o nome, pela Accenture, uma consultoria global de serviços, estratégia, tecnologia digital e operações. Uma das primeiras empresas a perceber que investimentos em inovação (ela já montou outras estruturas parecidas em outros países) têm retorno garantido. E que ideias inovadoras não acontecem por acaso. Elas precisam de incentivo, da combinação certa de pessoas, lugar e tempo para tomar forma.

O conceito básico é dar às empresas (clientes) a possibilidade de abrir um parêntese criativo e liberar espaço para a imaginação.

O Centro coloca à disposição vários serviços bem práticos, como o mapeamento de startups que estão trabalhando na mesma área do cliente (possíveis parceiras), recursos multidisciplinares que podem apoiar todo o processo de inovação desde a descoberta, design (uma equipe de 20 designers trabalham no local), desenvolvimento e até prototipagem. Eles também oferecem um espaço para “Analytics”, dedicado às técnicas de uso e construção de bancos de dados, fundamentais para qualquer projeto.

O Accenture Center propõe 4 etapas para o incentivo à inovação coorporativa, que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades dos clientes:

1) Explorar: analisar tendências globais e avaliar seus impactos na empresa;
2) Decidir: alinhar um compromisso estratégico e pensar nos postos de trabalho necessários para a tarefa e para o futuro;
3) Criar: imersão no projeto, observando e discutindo cada detalhe, inclusive design e potencialidades;
4) Desenvolver: workshop, prototipagem rápida e planejamento de todas as etapas que vão melhorar o gerenciamento do projeto.

Deixe seu comentário