COMO SE PREPARA A INDÚSTRIA DO FUTURO

Por 15 de agosto de 2016Highlights, Manufatura Avançada

Lucas Carvalho – Pesquisador USP-Cebrap

Ocorreu nesta sexta-feira, dia 12.08, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o seminário “Industry 4.0: Digitalization in Manufacturing, Smart Devices and Data Mining on the Shop Floor”, em que os pesquisadores alemães Eike Permin e Philipp von Cube, do Fraunhofer Institute for Production Technology, contextualizaram e apresentaram diversos aspectos e tendências da Indústria 4.0, forma como os alemães nomeiam a ideia de Manufatura Avançada.

No seminário ficou claro que o modelo conceitual de Manufatura Avançada ainda não alcançou plenamente seu potencial e precisa se provar como o modelo da nova era da indústria em seus diversos segmentos. Mas, para chegar lá, será preciso percorrer um processo de muitas etapas, muitas das quais já estão em andamento e se tornam cada vez mais usuais em países como EUA, Alemanha e China.

Para começar, uma palavra de ordem: informação. Dados e mais dados, aglutinados e organizados, capazes de fornecer subsídios para criação de informação e conteúdo que sejam integrados a sistemas de tomada de decisões. Recurso estratégico preciso – e precioso – para as empresas. Para ingressar nessa nova etapa da indústria o primeiro requisito é a construção de uma infraestrutura de TI adequada e suficiente para dar o suporte a todas essas mudanças. Os sistemas terão que coletar e analisar grandes quantidades de dados e serão imprescindíveis na geração de informações estratégicas.

Email: lucas.monteiro.carvalho@usp.br