ENERGIA LIMPA (COM SOLUÇÕES CRIATIVAS) NO BRASIL E NO CHILE

Por 5 de junho de 2016Energia, Highlights

O Brasil despertou para a importância das energias limpas, como a eólica ou a solar (até 2018 a energia eólica vai saltar dos atuais 3% para 8% do total de energia produzida no país).

Em menos de uma década, passamos de um país nulo em energia eólica para o 10º maior produtor do mundo e, apesar da região Nordeste ser protagonista, o Rio Grande do Sul já inaugurou o Parque Eólico de Geribatu, um dos 3 parques que compõem o Complexo Eólico Campos Neutrais, o maior da América Latina.
Mas a grande inovação no Brasil foi a construção da primeira usina solar flutuante do mundo em um reservatório de hidrelétrica, no lago de Balbina,  município de Presidente Figueiredo, a 107 km de Manaus. A usina já produz 1 MW e deverá chegar a 5 MW em 2017.
Ao todo, no país, o projeto de usinas flutuantes vai custar aproximadamente R$ 112 milhões, com a construção da usina solar do Amazonas e de outra na Bahia, na hidrelétrica de Sobradinho.

Valhalla

O funcionamento da central permitirá viabilizar 600MW de energia solar, que serão injetados no Sistema Interconectado. Fonte: http://valhalla.cl/w2015/wp-content/uploads/2015/03/edt-brochure-web-valhalla.pdf

Já no Chile o Espelho de Tarapaca é uma usina de energia totalmente limpa que deve começar a operar no Deserto de Atacama, em 2020. Um projeto da chilena Valhalla Energy, impressionante em sua concepção.

Esta usina vai gerar energia solar durante o dia e usar isso para sugar a água do mar por um túnel até o topo de uma montanha, onde será armazenada em um reservatório natural. À noite, a planta libera a água de volta para baixo, gerando energia enquanto cai. Uma fonte garantida a qualquer hora do dia.

O Espelho de Tarapaca (ao custo de US$ 400 milhões) produzirá 300 MW para o Chile. Os técnicos garantem que com a construção de outras unidades e com uma integração das linhas de transmissão, o deserto chileno tem condições de atender a demanda de boa parte da América do Sul.

Saiba mais: Valhalla Energy

Vale ver o vídeo:

Deixe seu comentário