FAPESP QUER PARCEIROS EM MANUFATURA AVANÇADA

Os processos clássicos de produção industrial estão sendo eliminados em todo mundo. Hoje, além de computadores, robôs e sistemas de automação integrados e colaborativos, permitem programar e produzir quase tudo. É a chamada manufatura avançada, ou, como chamam os alemães, Indústria 4.0, em referência à 4ª revolução industrial.

Num quadro em que a atividade industrial no Brasil está se tornando, muito rapidamente, obsoleta, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou a abertura de edital para seleção de empresas ou consórcios de empresas que queiram se tornar parceiros na criação de Centros de Pesquisa de Engenharia em Manufatura Avançada.
As pesquisas dos centros deverão se concentrar prioritariamente em tecnologias de digitalização da manufatura, sistemas cyber-físicos (tecnologias de informação e comunicação e sistemas mecatrônicos para monitorar processos industriais) e a manufatura aditiva, como impressão 3D e manufatura híbrida.
As atividades de cada centro serão financiadas, por um período de até 10 anos, com recursos da Fundação, da empresa (ou consórcio de empresas) e das universidades e institutos participantes.
O edital da FAPESP, dirigido às empresas para constituição do Centro de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada, pode ser encontrado aqui.