HAVAÍ INICIA DEBATE PARA IMPLANTAÇÃO DA RENDA BÁSICA UNIVERSAL

Por 17 de julho de 2017Destaque, Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

Depois de ser o primeiro estado nos EUA a aceitar formalmente as disposições do Acordo sobre o Clima de Paris (contrariando a política de Donald Trump), agora o Havaí é o primeiro estado a aprovar uma legislação para UBI-Universal Basic Income.  Parece que o arquipélago também quer ser reconhecido como um lugar de ideias inovadoras.

Um projeto de lei (House Concurrent Resolution 89) foi aprovado por unanimidade e dá a largada para debates e propostas sobre o futuro, onde a automação e a inteligência artificial vão mudar completamente o sistema de produção e afetar drasticamente o emprego.

A Resolution 89 tem duas principais disposições. A primeira, declara que todas as famílias no Havaí têm direito à segurança financeira básica. A segunda disposição estabelece uma série de escritórios governamentais para analisar a economia do estado e encontrar maneiras de garantir que todas as famílias tenham esta segurança, incluindo uma avaliação de diferentes formas de uma renda básica universal, total ou parcial.
O Havaí é pioneiro, dentro dos EUA, a aprovar uma legislação pró-UBI, mas vários países em todo o mundo já estão testando o sistema. Veja no vídeo:

Deixe seu comentário