IBM, Fapesp e USP buscam colocar Brasil no mapa da inteligência artificial

Por 28 de outubro de 2019Sem categoria

Representantes das três instituições chamam atenção para o potencial do país, caso use I.A. para se tornar ainda mais competitivo em suas áreas de vocação.

04/10/2019 – 20H54 – ATUALIZADA ÀS 20H54 – POR ÉRICO LOTUFO – Revista Época negócios

Em evento em São Paulo sobre os rumos da inteligência artificial no Brasil, representantes de IBM, da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da USP (Universidade de São Paulo) revelaram algumas das metas e possibilidades da parceria entre as três. Esta semana, foi anunciado que a empresa norte-americana irá montar, com apoio da Fapesp, o Centro de Pesquisa em Engenharia em Inteligência Artificial do Brasil na Cidade Universitária da USP.

“Para a IBM, o mais importante é fomentar um ecossistema em que nós tenhamos acesso à melhor qualidade de pesquisa e cérebros do Brasil”, disse Ulisses Mello, diretor da IBM Research Brasil. “O Brasil não pode ficar de fora desse mercado que vai ser criado.”

O projeto será multidisciplinar e irá incluir pesquisadores de diversas áreas e instituições de ensino do país.

“A gente procurou explorar algumas áreas em que o Brasil tem real chance de ser líder internacional,” disse Fábio Cozman, professor titular da Escola Politécnica da USP (Poli-USP). Alguns exemplos citados foram a extração de petróleo offshore, a agricultura sustentável e áreas de saúde relacionadas a doenças tropicais.

“Cada país olha para o que pode fazer bem. Talvez possamos, a partir daí, acelerar e criar uma nova geração de serviços do Brasil para o mundo”, disse Mello… Ver notícia na íntegra