IMPRESSA EM 3D, A VERDADEIRA PONTE DO FUTURO

Torba Azenha

A impressão 3D tem ampliado vigorosamente sua utilização em várias áreas, especialmente escalas pequenas. Chegar a escalas arquitetônicas era uma questão de tempo. Essa tecnologia, que já constrói casas, agora dá mais uma mostra de sua capacidade ao moldar uma ponte.

A primeira ponte para pedestres impressa em 3D no mundo foi inaugurada no parque urbano de Castilla-La Mancha, em Madrid. O Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) foi responsável pelo projeto arquitetônico, que foi impresso em micro-concreto armado, o que otimizou a distribuição de materiais e minimizou a quantidade de resíduos, através da reciclagem da matéria-prima durante a fabricação.
O desenho (feito em computador) também garantiu alto desempenho estrutural e total liberdade de formas. A porosidade foi assegurada graças a aplicação de algoritmos que desafiam as técnicas tradicionais de construção.
O projeto responde a todos os obstáculos colocados pela legislação para ser instalado em um espaço público: qualquer pessoa pode agora atravessar a ponte em total segurança e ela é perfeitamente integrada ao parque.

Deixe seu comentário