INSTITUTO PRIVADO FINANCIA PESQUISA BRASILEIRA

Por 24 de março de 2017Highlights, Pesquisa

Serrapilheira é a camada formada pelo acúmulo de folhas e matéria orgânica que cobre o solo das florestas e que é a principal via de retorno de nutrientes ao solo. É também o nome de um instituto privado de financiamento à ciência com recursos livres, sem cobrança de publicações ou resultados imediatos, voltado para propostas de pesquisa ousadas e inovadoras. Nem parece que estamos falando do Brasil.

O Instituto Serrapilheira é uma iniciativa de João e Branca Moreira Salles e começou a ser estruturado em 2014, quando começaram os debates em torno da ciência brasileira, da comunidade científica do país e visitas à instituições semelhantes em todo vários países. Foi criado sob a forma de uma associação civil sem fins lucrativos, operando com recursos do fundo patrimonial constituído por uma doação do casal, no valor de R$ 350 milhões.
O Conselho é composto por 12 cientistas de renome internacional, entre os quais, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Luiz Davidovich.
O lançamento do primeiro edital será no segundo semestre de 2017. Os projetos serão selecionados pelo Conselho Científico do Instituto e o que vai contar mais pontos é a qualidade do projeto, não importando se ele já conte com algum financiamento público.
Para conhecer mais o Serrapilheira visite o site da ABC