IRRIGAPOTE: TECNOLOGIA SOCIAL PARA IRRIGAÇÃO DE BAIXO CUSTO

Por 30 de janeiro de 2017Agricultura, Highlights

Torba Azenha

A Embrapa e a Universidade de Makelle, da Etiópia, desenvolveram uma tecnologia simples, barata e eficiente, que usa potes de argila, muito parecidos com aqueles usados para armazenar água potável, para irrigação de baixo custo e uso racional dos recursos hídricos no Brasil e na África.

Aqui o sistema foi batizado de IrrigaPote e já apresenta resultados positivos em fruticultura e cultivo de hortaliças em várias regiões do Estado do Pará, basicamente na agricultura familiar.

No processo a água da chuva é captada por meio de calhas nos telhados e depois armazenada em reservatórios que distribuem aos potes de barro enterrados junto às plantas, que garante boas colheitas, gerando renda e segurança alimentar.
O uso dos potes se mostrou mais eficiente que outras formas de irrigação de baixo custo, como o gotejamento, por evitar a evaporação e preservar água, além ser mais barato.

Embrapa aderiu, em 2014, à iniciativa internacional Agricultural Innovation MarketPlace. Esta plataforma junta especialistas e instituições brasileiras, africanas, latino-americanas e caribenhas para desenvolver projetos de pesquisa e inovação para a agricultura em lugares em que mais de 50% da água disponível para a agricultura é perdida por evaporação, escoamento ou drenagem.

Mais informações sobre o IrrigaPote aqui.

Deixe seu comentário