MOBILIDADE 4.0 NOS TRENS ALEMÃES

Torba Azenha

A companhia alemã de trens Deutsche Bahn (DB) já está imprimindo em 3D cerca mil peças de reposição para seus trens e calcula que esse número dobrará para 2 mil até o final de 2017. Os planos da empresa para 2018 é chegar a 15 mil peças sobressalentes produzidas por tecnologia 3D.

A DB é mais uma grande empresa a seguir uma tendência mundial (ver PEÇAS DE REPOSIÇÃO DE CAMINHÕES PELA INTERNET e AIRBUS FAZ IMPRESSÃO 3D DECOLAR).
Uwe Fresenborg, CEO de Manutenção de Veículos da DB resume: “Para a manutenção de nossos veículos, precisamos de peças de reposição imediatamente disponíveis. Nossos trens não podem parar de andar e a impressão 3D nos ajuda. Ela é mais rápida, mais flexível e mais barata do que os processos de fabricação convencionais e os veículos ficam disponíveis em um tempo muito mais curto”.
A DB não está apenas usando a impressão 3D para fazer as mesmas peças de uma nova maneira: a empresa também está aproveitando as possibilidades avançadas de fabricação para criar novos designs, como por exemplo, peças de metal com braile, a fim de ajudar os deficientes se locomover (na foto abaixo a estação ferroviária central de Berlim com os sinais individualizados para deficientes em corrimãos).


Outra vantagem bastante significativa é a economia gerada pela redução nos estoques de peças de reposição que até então tinham que ser armazenadas em grandes quantidades.

Deixe seu comentário