NOVA TECNOLOGIA DA EMBRAPA USA IA PARA ANÁLISE DE SOLO

Por 25 de outubro de 2016Agricultura, Highlights

Torba Azenha

Uma tecnologia inovadora permite que, em apenas 30 segundos, dezenas de parâmetros de fertilidade (carbono orgânico do solo, pH, cálcio, magnésio, fósforo, potássio dentre outros) e física do solo (argila, silte e areia) possam ser analisados simultaneamente (a análise convencional demora dias). O nome deste processo, que vai causar uma grande mudança na agricultura, é SpecSolo, resultado de parceria entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a IBRA (Instituto Brasileiro de Análises, empresa privada).

O SpecSolo é baseado no uso de espectroscopia vibracional e de Inteligência Artificial. A tecnologia usa algoritmos que pesquisarão um robusto banco de dados, com mais de um milhão de amostras de solos representativos do Brasil. Um das maiores avanços em análise de solos das últimas cinco décadas.

O pacote tecnológico conta com um software hospedado na nuvem exclusivo para o processamento da informação e um equipamento dedicado à análise de solos, denominado SpecSolo-Scan. Os resultados analíticos são gerados automaticamente, acessando remotamente o banco de dados e podem ser liberados de acordo com o serviço adquirido pelo cliente, podendo ser na forma de resultados analíticos de cada parâmetro do solo, ou por faixas de interpretação da fertilidade do solo. Qualquer laboratório do Brasil poderá usufruir dessa tecnologia. Basta acessar o site da SpecSolo.

Veja como funciona no vídeo

Deixe seu comentário