NOVAS TÉCNICAS DESSALINIZAM ÁGUA EM GRANDES QUANTIDADES

Por 2 de agosto de 2016Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

O velho ditado que diz que a necessidade é o motor dos grandes avanços da humanidade faz todo o sentido em Israel. O país, que sempre lutou para sobreviver com pouca água, chegou perto do colapso em 2008 devido a uma seca persistente que afetou todo o “Crescente Fértil”, com lavouras inteiras perdidas. A dessalinização, até então considerada como o último recurso, passou a ser prioridade para a comunidade científica.

A dessalinização consiste basicamente em fazer com que a água do mar passe por membranas com poros microscópicos. Mas os microorganismos da água salgada rapidamente colonizam as membranas, entupindo os poros. A limpeza exigia enormes quantidades de produtos químicos. Os pesquisadores do Zuckerberg Institute for Water Research começaram então a usar pedras vulcânicas porosas para capturar os microrganismos antes que eles chegassem às membranas. Essa técnica ( associada a outros avanços) fez o processo todo ficar muito mais eficiente e o custo de produção caiu drasticamente.

Hoje, 55% da água potável doméstica de Israel vem da dessalinização e os cientistas já sonham com a possibilidade de que toda essa tecnologia possa ser compartilhada e abra caminho para a paz no seco Oriente Médio, onde guerras pela água são cada vez mais constantes. Falta combinar com os políticos.

Deixe seu comentário