OS 10 PAÍSES MAIS INOVADORES DO MUNDO

Por 29 de setembro de 2016Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

Todos os anos a Cornell University, a WIPO (World Intellectual Property Organisation) e a Insead se juntam para produzir um ranking dos países que mais oferecem estrutura e suporte para a inovação. O relatório focou sempre na qualidade e não na quantidade de papéis e iniciativas.

Em 2016 ficou assim:

1.Suiça
2.Suécia
3.Reino Unido
4.Estados Unidos
5.Finlândia
6.Singapura
7.Irlanda
8.Dinamarca
9.Holanda
10.Alemanha

Mas afinal, o que faz um país ser inovador?
Os organizadores indicam as premissas que usaram para elaboração desta lista.

A primeira e mais importante é a atitude. Um país precisa ter claro que a inovação é crucial para o seu futuro. Ressalta também a importância da colaboração internacional. Ou seja, nada de tratar outros países como rivais.

O relatório destaca a importância de investir em inovação, mesmo durante tempos difíceis. Assim como uma crise é o momento certo para que as empresas inovem, a mesma lógica se aplica às nações.

Embora seja exagerado acreditar que o Estado possa desempenhar o papel central na inovação, o relatório levanta algumas iniciativas cruciais que os governos devem adotar. Por exemplo, eles podem desempenhar um papel importante na criação de um ambiente favorável para a pesquisa e facilitar a colaboração internacional. Afinal, inovação vai muito além da criação tecnológica.

Deixe seu comentário