Torba Azenha
No mundo das novas mídias, cinco empresas estão esmagando todos os outros. Este ano, dois terços de todos os dólares de anúncios globais irão para os “Big Five”: Google, Facebook, Tencent, Baidu e Alibaba, de acordo com o último PriceWaterhouseCoopers Entertainment e Media Global Outlook.
Aproximadamente 50% por cento dos dólares publicitários fluem para o Google e o Facebook, o duopólio da América. Juntos estão abocanhando 83% do mercado publicitário global, de acordo com os cálculos da Digital Content Next.
Três empresas na China – Alibaba, Baidu e Tencent – controlam mais de 60% do mercado chinês de anúncios e já representam 15% de toda a publicidade global.
Mais alguns números impressionantes:
A receita de publicidade do Google é aproximadamente a mesma de todos os anúncios impressos no mundo e a receita de anúncios do Facebook é igual a de todos os anúncios de rádio.
As 12 empresas que vem depois dos “Big Five” – Yahoo! Microsoft, Linkedin, IAC, Verizon, Amazon, Pandora, Twitter, Yelp, Snapchat, Sina e Sohu – captam, juntas, metade do que o Google consegue anualmente em receita publicitária.
Esses gigantes tecnológicos mudaram para sempre como as pessoas consomem notícias e anúncios, e os fortes continuam ficando mais fortes. A ausência de regulamentação para conter esse domínio já incomoda autoridades de alguns países, mas parece ser muito tarde para colocar o gênio de volta na garrafa.
Deixe seu comentário