OS “BIG FIVE” TECNOLÓGICOS DEVORAM O MUNDO DA PUBLICIDADE

Por 3 de julho de 2017Destaque, Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

No mundo das novas mídias, cinco empresas estão esmagando todos os outros. Este ano, dois terços de todos os dólares de anúncios globais irão para os “Big Five”: Google, Facebook, Tencent, Baidu e Alibaba, de acordo com o último PriceWaterhouseCoopers Entertainment e Media Global Outlook.

Aproximadamente 50% por cento dos dólares publicitários fluem para o Google e o Facebook, o duopólio da América. Juntos estão abocanhando 83% do mercado publicitário global, de acordo com os cálculos da Digital Content Next.

Três empresas na China – Alibaba, Baidu e Tencent – controlam mais de 60% do mercado chinês de anúncios e já representam 15% de toda a publicidade global.

Mais alguns números impressionantes:

A receita de publicidade do Google é aproximadamente a mesma de todos os anúncios impressos no mundo e a receita de anúncios do Facebook é igual a de todos os anúncios de rádio.

As 12 empresas que vem depois dos “Big Five” – Yahoo! Microsoft, Linkedin, IAC, Verizon, Amazon, Pandora, Twitter, Yelp, Snapchat, Sina e Sohu – captam, juntas, metade do que o Google consegue anualmente em receita publicitária.

Esses gigantes tecnológicos mudaram para sempre como as pessoas consomem notícias e anúncios, e os fortes continuam ficando mais fortes. A ausência de regulamentação para conter esse domínio já incomoda autoridades de alguns países, mas parece ser muito tarde para colocar o gênio de volta na garrafa.

Deixe seu comentário