PESQUISA BRASILEIRA AJUDA A FORMATAR O SISTEMA 5G

Por 7 de novembro de 2016Highlights, Pesquisa

Na próxima década os telefones celulares não servirão apenas para conversar, mandar mensagens e acessar conteúdo. Eles se conectarão aos aparelhos domésticos, a sistemas de transporte e de segurança e até mesmo às roupas. Para isso, deverão ter conexão com a internet pelo menos mil vezes mais rápida, com alta capacidade de processamento de dados e menor gasto de bateria. Enfim, um conceito técnico totalmente reformulado, o 5G.

Para esse novo sistema de telefonia móvel, várias tecnologias estão sendo desenvolvidas em todo o mundo por empresas, universidades e institutos. Dessa vez (ao contrário dos sistemas anteriores), o Brasil participa do desenvolvimento dessa tecnologia. O engenheiro Arismar Cerqueira coordena o Laboratório Wireless and Optical Convergent Access (Woca) do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. Ele lidera um grupo no Inatel que contribui para o futuro 5G, junto com equipes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O Inatel já depositou quatro patentes no Brasil relativas à tecnologia 5G: duas antenas, um amplificador e um conversor de radiofrequência. A padronização final do sistema só será aprovada (em meados de 2020) em todos os seus detalhes pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU).