ROBÔ IMPRESSO EM 3D E SEM ELETRÔNICA. E “MACIO”

Por 16 de novembro de 2016Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

Uma equipe de cientistas da Universidade de Harvard (EUA), que juntou especialistas em impressão 3-D, engenharia mecânica e microfluídos, apresentou o primeiro robô autônomo “macio”. Pequeno, foi apelidado de “octobot”, e abrirá caminhos para uma nova geração robótica que vai mudar o modo como os humanos interagem com as máquinas.

Faz tempo que se pesquisa este tipo de robô, mas a grande batalha sempre foi em relação aos sistemas de energia elétrica e de controle (baterias e placas de circuito), que são rígidos, e, até agora, os robôs “macios” ou eram amarrados a um sistema “off-board” ou equipados com componentes rígidos.

Alimentado por reação química, controlada por microfluídos, o “octobot” não possui eletrônica e os cientistas puderam imprimir em 3D cada um dos componentes dentro do corpo do robô, incluindo o armazenamento de combustível. O octobot é pneumático, movido pelo gás sob pressão. Uma reação transforma uma pequena quantidade de combustível líquido (peróxido de hidrogênio) em uma grande quantidade de gás, que flui para os braços do robô e os infla como balões.

O estudo completo você pode ler na Nature.

Assista o vídeo

Deixe seu comentário