ROBÔS NO CHÃO DE FÁBRICA

Por 24 de outubro de 2016Highlights, Manufatura Avançada

Torba Azenha

A canadense Clearpath Robotics levantou US$ 30 milhões com fundos de investimentos para aumentar a produção de seus veículos autônomos. Eles não fabricam carros como a Tesla ou o Google. A Clearpath faz veículos que movem, de forma autônoma, caixas e pallets em fábricas, armazéns e centros de distribuição.

Caixas e paletes se deslocam dentro das fábricas e ao redor do mundo na cadeia de abastecimento global. Movê-los de maneira eficiente pode ajudar muito os sistemas de produção e distribuição.

Fábricas de automóveis já estão usando o OTTO da Clearpath para mover peças até os trabalhadores em suas estações de serviço. Os robôs usam sensores para achar os caminhos e evitar colisões com pessoas e objetos. Os dispositivos são operados pelos computadores da empresa, com firewall, para maior segurança. Quando o OTTO começa a esgotar sua bateria, ele se encaminha automaticamente para a recarga. Se a rede cair, o robô pode completar um determinado número de tarefas que já foram atribuídas, de forma segura, antes de parar para esperar novas instruções.

Clearpath já tem grandes clientes como GE e John Deere, e está seguindo os passos da Kiva Systems, que a Amazon adquiriu por US $ 775 milhões em 2012 e que hoje é a Amazon Robotics. Os fabricantes de carros “driverless” como Google, Tesla e Uber também estão testando seus sistemas totalmente autónomos de “chão de fábrica”.

Deixe seu comentário