SAIBA TUDO SOBRE ENCOMENDAS TECNOLÓGICAS

Por 10 de fevereiro de 2019Sem categoria
Acaba de sair o guia geral sobre Encomendas Tecnológicas no Brasil, de autoria de André Rauen (pesquisador do Ipea) e Caio Barbosa (advogado e consultor jurídico). O tema é mais do que atual. As mudanças no sistema legal-regulatório, introduzidas em janeiro de 2016 e regulamentadas em 2018, abriram novos horizontes para a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Brasil. As encomendas tecnológicas são instrumentos que atuam pelo lado da demanda. Ou seja, o governo e instituições públicas, em seus vários níveis, definem os resultados que precisam ser alcançados  (uma vacina, equipamentos  de prospecção, sistemas complexos, materiais e outros) e se dirigem para organizações qualificadas da sociedade (universidades, empresas, centros de pesquisa), individualmente ou em consórcio, capazes de dar conta da tarefa. A tecnologia, assim, está inteiramente voltada para satisfazer necessidades da sociedade.
O poder público, empresas privadas, grandes ou pequenas, consolidadas ou startups,  as universidades e núcleos de pesquisa têm um novo campo avançado de atuação.
Neste livro, os leitores encontram definições, conceitos, referências jurídicas, exemplos e boas práticas internacionais, que podem dar suporte para a utilização desse novo instrumento que enriquece o moderniza o nosso sistema de inovação. O Observatório da Inovação saúda os autores (já convidados para uma apresentação aqui no IEA) e recomenda fortemente a leitura de seu mais recente livro.
Livro: Encomendas Tecnológicas no Brasil: Guia Geral de Boas Práticas
Autores: André Torquato Rauen e Caio Márcio Melo Barbosa
Brasília: IPEA, 2019
ISBN: 978-85-7811-346-9