STARTUP DE CAMPINAS INOVA CONTROLE DE PNEUS

Por 2 de agosto de 2017Destaque, Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

O Safetyre é um sistema de gestão de pneus por identificação de radiofrequência (RFID, do inglês radio frequency identification) desenvolvido pela Saveway. O valor do equipamento pode ser medido pela economia que o gerenciamento correto pode proporcionar: um ganho de vida útil de até 30% dos pneus e economia de até 3% no consumo de combustível. Também reduz o impacto ambiental e amplia o nível de segurança da frota de veículos.

Nesse sistema cada pneu recebe uma etiqueta eletrônica dotada de tecnologia RFID, com um identificador único e criptografado, que se comunica com uma antena RFID e com o veículo. O outro equipamento que compõe o Savetyre automatiza a coleta das medidas de profundidade de sulcos e de pressão de calibragem de cada pneu. As informações coletadas são armazenadas num coletor de dados e depois descarregadas no banco de dados da empresa. Ali, as informações podem ser utilizadas para uma administração mais eficiente da frota, auxiliando nas tomadas de decisão e manutenção preventiva.
A inovação trazida pelo equipamento é o software de gestão, um módulo de indicadores de desembolso e benchmarking que fornece relatórios gerenciais sobre histórico de operações, avaliações de desempenho, expectativa de vida dos pneus, consumo de banda por quilômetro, adequação das pressões de calibração, além de um comparativo de marcas de pneus e de bandas de recapagem.
Todo o desenvolvimento do projeto teve apoio da FAPESP e está com seis processos de depósito de propriedade intelectual em países-membro do Mercosul, nos EUA e na Comunidade Europeia.

Deixe seu comentário