TENDÊNCIAS DA INDÚSTRIA DA ROBÓTICA

Por 24 de setembro de 2016Highlights, Manufatura Avançada

Torba Azenha

Robôs industriais costumavam ser mudos, inflexíveis e principalmente cegos. Por outro lado, eram rápidos, precisos e muito eficientes. Agora, com o barateamento de componentes, sensores e sistemas ópticos, os robôs que podem “ver” estão mudando todo o quadro da indústria drasticamente. Os executivos têm procurado por eles para “trabalharem” em novas áreas como logística, agricultura, construção e saúde.

Especialistas detectaram cinco tendências que estão impulsionando ainda mais a indústria da robótica:

1 – Apetite da China

Os chineses continuam crescendo em bom ritmo e não querem perder o barco da manufatura avançada. Estão comprando (ver Robôs alemães agora falam mandarim) ou se associando aos gigantes mundiais do setor. O governo, por sua vez, promove vários planos de incentivo e oferece empréstimos a juros camaradas.

2 – Robôs Colaborativos

Eles trabalham em combinação com os humanos. Os principais benefícios destes novos “co-bots” são a sua flexibilidade, segurança, capacidade de ser implantado rapidamente, além da facilidade no treinamento.

3 – Robôs na área de serviços

Muitas empresas oferecem serviços robóticos em vez de vender as máquinas. Por exemplo, os agricultores americanos já usam serviços de desbaste, capina, pulverização, imagens aéreas e “analytics”.

4 – Logística e manuseio de materiais

Visão 3D de baixo custo, sistemas de navegação e mobilidade estão permitindo uma variedade de novos métodos de manuseio de materiais em fábricas, armazéns e centros de distribuição.

5 – Investimentos

Em 2015, 55 startups receberam US$ 1,32 bilhão investimentos. Tudo indica que em 2016 veremos um aumento substancial deste valor.

Deixe seu comentário