UBATUBASAT: LANÇADO SATÉLITE CONSTRUÍDO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por 10 de dezembro de 2016Highlights, Pesquisa

Foi lançado ontem, dia 9.12, do Centro Espacial Tanegashima (Japão) um satélite desenvolvido por alunos da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves (ETEC), de Ubatuba, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Agência Espacial Brasileira (AEB). O satélite ficará na Estação Espacial Internacional (ISS) e será colocado em órbita no dia 19 de dezembro.

A história do UbatubaSat começou quando os estudantes leram, em 2010, que uma empresa da Califórnia, a Interorbital Systems, estava comercializando kits de microssatélites. Junto com o professor de matemática Cândido Moura, descobriram que o preço do equipamento era US$ 8 mil, valor bem razoável. O Inpe resolveu apoiar a iniciativa, mas tiveram que redesenhar o kit americano para atender aos requisitos do projeto: o estudo das bolhas de plasma da atmosfera que comprometem a captação de sinais de satélites na linha do equador.

Já em órbita, o Ubatubasat transmitirá uma mensagem dos alunos que participaram da construção do satélite. Eles tiveram a oportunidade de viajar para o Japão e para os Estados Unidos, onde conheceram a Nasa.

Mais informações sobre o projeto aqui.