UM ATLAS PARA AS CÉLULAS HUMANAS

Por 28 de outubro de 2016Highlights, Pesquisa

Torba Azenha

Cientistas lançaram uma iniciativa global para mapear e descrever todas as células do corpo humano, compilando tudo em um vasto atlas que pode mudar a compreensão do desenvolvimento humano e das doenças. Será um enorme banco de dados aberto gratuitamente para pesquisadores do mundo inteiro, aumentando exponencialmente as investigações sobre a progressão de doenças como asma, Alzheimer e câncer (e muitas, muitas outras pesquisas).

As células (o corpo humano é composto de trilhões delas) são fundamentais para os estudos biológicos, mas os cientistas ainda não sabem quantas temos, quantos tipos existem ou mesmo como elas diferem de um órgão para outro.

O projeto é liderado por uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Harvard, nos Estados Unidos e pelo Instituto Sanger e Wellcome Trust na Grã-Bretanha. O plano é juntar instituições de pesquisa e financiadores em todo o mundo.

Avanços tecnológicos no campo conhecido como genômica unicelular impulsionaram todo o projeto, pois isso significa que agora os pesquisadores podem separar células de diferentes tecidos e órgãos, analisar suas propriedades, medir e descrever quais são as moléculas produzidas por cada uma.