Navigation Menu+

Panorama da Inovação em Sustentabilidade – 26/11/2014

Posted on 1 Dec, 2014 by in discussao |

Panorama da Inovação em Sustentabilidade

A busca por inovação e desenvolvimento tecnológico sustentável tem gerado a criação de produtos e processos de preservação dos recursos naturais, prevenção de poluentes, redução de emissão de gases de efeito estufa, entre outros.

Neste mesmo caminho, a intensificação dos serviços de saneamento ambiental no país, com foco no tratamento e abastecimento de água e resíduos sólidos, acompanhado da criação de novas tecnologias de monitoramento ambiental e prevenção de desastres naturais, merecem atenção e investimentos dos bancos e agências de fomento à inovação.

Em 2014, a ação conjunta da Finep e BNDES resultou em um aporte de quase R$ 4 bilhões para o Inova Sustentabilidade, com 167 projetos aprovados, apresentados por 126 empresas brasileiras, entre as quais a NATURA, que merece destaque por sua importância no cenário mundial, além de ser uma das maiores empresas de inovação do país.

As boas perspectivas abertas por este edital do Inova colocam desafios não somente às empresas. As universidades, com seu conhecimento e capacidade de pesquisa científica, com crescentes avanços em inovação, podem e devem estimular a conversão de parte dessas pesquisas em produtos, processos e serviços inovadores que gerem ou acelerem projetos de impacto social e ambiental.

O Observatório da Inovação e Competitividade convidou os debatedores a discutirem as ações de fomento à inovação e a integração dos instrumentos de apoio para investimentos em meio ambiente e o papel das universidades no estímulo à conversão de pesquisas em produtos, processos e serviços inovadores com impacto social e ambiental.

Expositores:

Rodrigo Rodrigues da Fonseca – FINEP
Marcela Martinelli – NATURA
 

Mediação:
Celso Fonseca – OIC-IEA