“É preciso fazer da educação uma prioridade nacional”

Por 1 de janeiro de 2022

Dados divulgados pelo Unicef dão conta de que 630 milhões de estudantes foram afetados por causa do fechamento total ou parcial das escolas, situação que deve ser atribuída à pandemia de coronavírus. “Do ponto de vista do planeta, a interrupção da educação significou que milhões de crianças perderam o aprendizado que teriam adquirido se tivessem em sala de aula”, diz Glauco Arbix em sua primeira coluna do ano, acrescentando que as que mais sofreram com isso foram as crianças mais novas, as mais pobres e as mais vulneráveis. As perdas foram sentidas inclusive em habilidades consideradas básicas, como a alfabetização. Em países de renda média, como o Brasil, o fechamento de escolas deixou 70% das crianças de 10 anos incapazes de ler ou entender um texto simples. Note-se que antes da pandemia o déficit era de 50%.