Falhas na proteção de dados expõem fragilidade do Facebook

Por 2 de abril de 2018

Observatório da Inovação é uma coluna semanal de Glauco Arbix. Um novo programa toda segunda-feira às 10h50.

A fragilidade de proteção de dados do Facebook, a maior rede social do planeta, é o tema do colunista Glauco Arbix esta semana. A preocupação com o assunto acentuou-se depois que uma empresa norte-americana, a partir de um simples teste, conseguiu obter milhões de dados e até a identidade de usuários da rede social, o que serviu para a criação de perfis posteriormente utilizados na campanha que elegeu Donald Trump presidente dos EUA. O problema, segundo Arbix, é que os dados foram obtidos sem nenhuma autorização prévia, sem que os usuários percebessem, porque milhares deles concordaram em utilizar as condições daquele aplicativo.

De quem é a responsabilidade por essa imensa invasão de privacidade?, pergunta o colunista. “Na verdade, o Facebook vende produtos e ideias, ou seja, influencia pessoas e não apenas os convertidos. O Facebook depende da arrecadação com anúncios e propaganda e se tornou uma empresa gigantesca, a maior do planeta, porque faz isso muito bem.” A União Europeia já aprovou um sistema geral de proteção de dados, que o Brasil tem apenas de modo parcial, sublinha Arbix. Para ele, é essencial que essas questões sejam reguladas. Acompanhe a coluna, na íntegra, pelo link acima.

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