Torba Azenha
Em um futuro bem próximo, seu médico (ou um auxiliar muito chegado a ele), provavelmente, se chamará Dr. Watson. A IBM tem dado passos decisivos para isso, como agora mesmo, em que anunciou a aquisição da Merge Healthcare Inc., uma empresa que vende sistemas que ajudam pessoas da área de saúde a acessarem e armazenarem imagens médicas. Este movimento faz parte do plano da empresa para colocar a IA trabalhando para treinar seu Watson (ver O QUE É E COMO FUNCIONA O WATSON, PLATAFORMA TECNOLÓGICA DA IBM) para identificar doenças cardíacas e câncer, num primeiro momento.
A compra é valiosa para a empresa porque a Merge possui 30 bilhões de imagens, incluindo tomografias computadorizadas, raios-X e exames de ressonância magnética. A IBM vai usar essas imagens em seu programa de “deep learning” (fazendo um trabalho similar ao software que permite ao Flickr reconhecer seu rosto, ou o seu cão, nas fotos) para ajudar a identificar sintomas de doenças e vender serviços que ajudem a tornar mais ágil o processo de diagnóstico para médicos e hospitais, reduzindo custos e aumentando a eficiência. Isso, por sua vez, poderá transformar a IBM em um importante “player” no mercado global de saúde (US$ 7,2 trilhões).
Várias empresas estão indo por esse caminho e, pelo menos uma, a Enlitic Inc., já provou que seu software é 50 % mais preciso que um painel de 4 radiologistas na identificação de tumores malignos de pulmão em raios-X.
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