INCOR DESENVOLVE MÉTODO PIONEIRO CONTRA O INFARTO

Por 22 de setembro de 2016

Torba Azenha

Sonotrombólise. O nome é um pouco assustador, mas esta nova técnica, desenvolvida pelo Serviço de Ecocardiografia do InCor, está obtendo resultados muito positivos na diminuição de danos cardíacos causados pelo infarto.

Este procedimento, indolor, é uma adaptação do ultrassom e consiste em injetar na corrente sanguínea de 3 a 5 mililitros de um líquido contendo bilhões de microbolhas de gás e, em seguida, aplicar sobre o coração uma sequência de pulsos de ultrassom breves e de alta intensidade que fazem as microbolhas vibrarem e explodirem. A pressão desfaz o coágulo e o sangue volta a fluir, restabelecendo o fluxo de oxigênio e nutrientes aos músculos cardíacos.

Microbolhas - Técnica prevenção do infartoOs pesquisadores do InCor trabalharam em conjunto com colegas do Centro Médico da Universidade de Nebraska (EUA).
O estudo completo foi publicado no Journal of the American College of Cardiology.