PESQUISA BRASILEIRA AMPLIA A EFICÁCIA DO TRATAMENTO DE CÂNCER

Por 13 de dezembro de 2017

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), em colaboração com colegas do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou estudo na revista Oncotarget em que mostra como melhorar o tratamento quimioterápico de pacientes com glioma – o tipo mais comum de câncer de cérebro – e melanoma – o mais agressivo dos tumores de pele.

O sucesso limitado da quimioterapia é devido, principalmente, à resistência das células tumorais aos medicamentos disponíveis hoje para tratá-los e a fatores moleculares.
A pesquisa identificou, durante o estudo realizado com apoio da FAPESP, que um desses fatores é o estresse oxidativo – o acúmulo de formas reativas de oxigênio nas células tumorais, como as de glioma e de melanoma.
Os pesquisadores também demonstraram que a combinação de duas drogas, a TZM e a a butationa sulfoximina (BSO), pode ampliar a eficácia do tratamento para combater esses dois tipos de câncer.