PESQUISADORES PAULISTAS PATENTEIAM EXAME DE SANGUE QUE DETECTA DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS

Por 13 de fevereiro de 2017

Estudo liderado pela química Ljubica Tasic, professora do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp), em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desenvolveu uma metodologia baseada na análise do conjunto de metabólitos (compostos resultantes das reações enzimáticas do metabolismo) que possibilita realizar um exame laboratorial de sangue em pacientes que auxilia no diagnóstico de esquizofrenia, transtorno bipolar e outras doenças psiquiátricas.

A inovação da pesquisa foi recorrer à metabolômica, uma plataforma recente que em vez de procurar alguns biomarcadores associados a doenças psiquiátricas, analisa um vasto conjunto de metabólitos presentes no sangue.

Cento e cinquenta voluntários participaram do estudo, que, apesar dos bons resultados, deverá demorar ainda um pouco para possibilitar o desenvolvimento de um kit diagnóstico. Serão necessários mais alguns anos de pesquisa e aprimoramento, com financiamento da iniciativa privada, inclusive. A Agência de Inovação Inova Unicamp  já está trabalhando no licenciamento da tecnologia.

Se você quer conhecer todos os detalhes técnicos, o estudo está publicado aqui.