RIM ARTIFICIAL USÁVEL JÁ ESTÁ FAZENDO HEMODIÁLISE

Por 23 de junho de 2016

Método caro, demorado e aborrecido, a hemodiálise é o único tratamento para pacientes com alguns dos mais severos problemas renais.

Mas agora o Kidney Research Institute, da Universidade de Washington, apresentou os resultados (muito positivos) de testes em humanos, aprovados pelo FDA, de um rim artificial usável. O dispositivo é essencialmente uma versão em miniatura da máquina de hemodiálise tradicional, instalado num cinturão.

Neste estudo não foram relatados efeitos adversos, com os sistemas circulatórios permanecendo estáveis. E altos índices de satisfação dos pacientes.
Os resultados deixam claro que o rim artificial pode, em breve, se tornar uma alternativa mais conveniente que os métodos usados hoje. E um grande alívio para os que precisam de hemodiálise.

No vídeo abaixo você pode ver como este aparelho funciona.

O estudo completo pode ser lido aqui.